Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
CIENCIAS SOCIAIS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 9   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:356 - (890)
Autor:Schraiber, Lilia Blima; Mota, André.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O social na saúde: trajetória e contribuições de Maria Cecília Ferro Donnangelo^ipt / The social in health: trajectory and contributions of Maria Cecilia Ferro Donnangelo
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(5):1467-1473, 2015. .
Resumo:Aborda-se a trajetória profissional e científica de Maria Cecília Ferro Donnangelo, professora, pesquisadora e intelectual de grande importância para a Saúde Coletiva. Nascida em 1940 e falecida em 1983, participou ativamente da emergência da Saúde Coletiva no país e influenciou decisivamente a criação da subárea das Ciências Sociais e Humanas em saúde. Apresenta-se breve biografia, contextualizando escolhas profissionais e produção científica. Formando-se pedagoga no período do nacional desenvolvimentismo e realizando sua pós-graduação em sociologia, Donnangelo localiza-se na triangulação entre a educação, a sociologia e a saúde, ocupando-se da medicina como prática social e profissão em sociedade. Sempre com vistas à igualdade de direitos e em diálogo com a conformação brasileira de estado moderno e suas políticas públicas, examinou questões do social na saúde e na educação, assim como questões da educação em saúde como ferramenta social. Educadora de grande prestígio, deixa pouca publicação. No entanto, por seu caráter inaugural, suas obras são referências clássicas com presença e contribuições não apenas para os dias atuais, mas para o desenvolvimento futuro da Saúde Coletiva brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Ciências Sociais
Prática Profissional
Biografia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000501467&script=sci_arttext&tlng=pt

  2 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:352 - (886)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Juan César García: a medicina social como projeto e realização^ipt / Juan César García: social medicine as project and endeavor
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(1):155-164, 2015. .
Resumo:O artigo analisa aspectos da trajetória de Juan César García (1932-1984), médico e sociólogo argentino, no campo da medicina social latino-americana. Destaca três dimensões que constituem as suas orientações básicas no campo da saúde: a elaboração de um pensamento sobre o social, sistemático e reflexivo; uma atitude crítica na problematização do ensino e das práticas profissionais; um compromisso com a institucionalização e divulgação do saber sanitário (AU).^ipt.
Descritores:Medicina Social
América Latina
Ciências Sociais
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000100139&script=sci_arttext&tlng=pt

  3 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:320 - (854)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um agente na construção do habitus das ciências sociais na saúde coletiva^ipt / An agent in the construction of social sciences habitus in collective health
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(45):445-452, 2013. .
Resumo:A apresentação reproduz o depoimento feito pelo autor quando do Seminário realizado em sua homenagem, em 2006, por ocasião da sua aposentadoria. Nela o autor relembra alguns fatos da sua carreira como cientista social da saúde, situando-a no quadro de referência do seminário - a noção de campo e habitus. Situa a sua contribuição para o campo das ciências sociais e da saúde coletiva, especialmente relacionada às dissertações e teses que orientou.^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde Pública
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200016

  4 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:315 - (849)
Autor:Ianni, Aurea Maria Zöllner; Spadacio, Cristiane; Barboza, Renato; Alves, Olga Sofia Fabergé; Viana, Sabrina Daniela Lopes; Rocha, Ane Talita.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trajetórias profissionais na constituição das Ciências Sociais e Humanas em Saúde na Abrasco^ipt / Professional trajectory in the formation of Social Sciences in Health in Abrasco
Fonte:Physis (Rio J.);24(4):1315-1336, 2014. .
Resumo:Nos dias de hoje, é cada vez mais perceptível a importância das Ciências Sociais para a consolidação da Saúde Coletiva no Brasil. Compreender, portanto, a trajetória dos profissionais que de certa forma fundaram o campo e o mantiveram é, enfim, compreender a própria trajetória teórica e prática dessa área, evidenciada, também, nos congressos de Ciências Sociais em Saúde realizados pela Abrasco. No contexto dessa discussão, o presente artigo realiza um mapeamento do perfil dos presidentes da Abrasco e dos coordenadores das Comissões de Ciências Sociais que ocuparam esses cargos entre 1995 e 2011, anos em que aconteceram os Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Foram realizadas 13 entrevistas com presidentes da Abrasco e com os coordenadores das Comissões de Ciências Sociais, em suas diferentes gestões. Apesar de este artigo assumir caráter mais descritivo acerca da constituição e institucionalização das Ciências Sociais em Saúde na Abrasco, acredita-se que a compreensão do processo de conformação desse subcampo a partir da fala dos agentes que o constituem seja extremamente profícua para os debates atuais sobre o lugar das Ciências Sociais no campo da Saúde Coletiva (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Ciências Sociais
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000401315

  5 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:301 - (835)
Autor:Maio, Marcos Chor; Lopes, Thiago da Costa.
Base de Dados:​OHS-PeriRHS
Título:Da escola de Chicago ao nacional-desenvolvimentismo: saúde e nação no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940 – 1950)^ipt.
Fonte:Sociologias;14(30):290-329, maio / ago. 2012. .
Resumo:O artigo explora a interface entre Saúde Pública e Ciências Sociais no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940-1950), à luz de sua trajetória intelectual e do desenvolvimento daquelas disciplinas no Brasil. Indica-se como a Saúde foi um elemento-chave para as interpretações de Guerreiro Ramos sobre a Nação e sobre o papel que as Ciências Sociais deveriam assumir no processo de modernização da sociedade. Iniciando sua carreira em agências governamentais, seus primeiros trabalhos sobre Saúde e Infância foram inspirados por abordagens sociológicas norte-americanas, notadamente da chamada "Escola de Chicago". Nos anos 1950, Guerreiro analisou o problema da mortalidade infantil como resultado de estruturas socioeconômicas subdesenvolvidas e criticou os programas de saúde pública que, a seu ver, estavam desarticulados do objetivo prioritário de industrialização. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Desenvolvimento Local
Ciências Sociais
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000200010

  6 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:227 - (576)
Autor:Ianni, Aurea Maria Zöllner.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Questões contemporâneas sobre natureza e cultura: notas sobre a Saúde Coletiva e a sociologia no Brasil^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):32-40, 2011. .
Resumo:O presente artigo discute alguns aspectos da relação entre biológico e social, tomando por objeto o campo da Saúde Coletiva no Brasil e o campo das Ciências Sociais, mais especificamente a sociologia. Parte-se do pressuposto de que o conceito que norteia o campo da Saúde Coletiva, o da determinação social (formulado em meados dos anos 1970 e 1980), foi profundamente marcado por certa leitura do social, impregnada dos marcos teóricos clássicos das ciências sociais e marcada pelo cenário político-institucional em que os campos - da Saúde Coletiva e das Ciências Sociais - encontravam-se historicamente. O objetivo é discutir o esgotamento dessa formulação teórica tendo em vista o cenário das profundas mudanças ocorridas nas sociedades contemporâneas em sua etapa industrial tardia, pós-industrial ou tardo-moderna. Acredita-se que a discussão sobre os marcos teóricos constitutivos do campo da Saúde Coletiva contribuirá para um enfrentamento das questões de saúde mais consoante com as mudanças sociais ocorridas (AU)^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Natureza
Saúde Pública
Cultura
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100005
Localização:BR1273.1

  7 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:226 - (575)
Autor:Luz, Madel Therezinha.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Especificidade da contribuição dos saberes e práticas das Ciências Sociais e Humanas para a saúde^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):22-21, 2011. .
Resumo:O artigo trata de questões envolvendo a vida, a saúde e o adoecimento na sociedade atual. Tenta esclarecer as contribuições das ciências humanas e sociais na construção do campo da saúde - principalmente o da saúde coletiva - tanto em nível da pesquisa empírica como nos planos teórico e metodológico. Tenta mostrar que tanto categorias analíticas e conceitos como estratégias metodológicas das ciências sociais e humanas são úteis para o esclarecimento de relações entre condutas, estilos de vida, trabalho, valores culturais e o processo saúde/doença. Tenta também demonstrar que esse grupo de ciências tem suas próprias formas de expressão e estilo de difusão de conhecimento, que nem sempre são aceitas pelas ciências duras do campo da vida e da saúde, incluindo a medicina e a epidemiologia. Apesar de sua real contribuição para o avanço do campo, podem ser "acusadas" de falta de objetividade ou precisão. Os cientistas sociais da saúde coletiva têm que demonstrar, muitas vezes, que os resultados de suas pesquisas, e seu estilo de difusão, são tão científicos quanto os das disciplinas duras.(AU)^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde
Campo
 Contribuição
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100004
Localização:BR1273.1

  8 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:225 - (574)
Autor:Canesqui, Ana Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sobre a presença das ciências sociais e humanas na saúde pública^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):16-21, 2011. .
Resumo:Este artigo aborda resumidamente o desenvolvimento das ciências sociais e humanas em saúde no ensino e na pesquisa no Brasil, desde sua implantação na década de 1960 até o momento, destacando suas especificidades nos diferentes níveis de ensino e nos temas pesquisados e instituições acadêmicas onde foram implantados. Aborda algumas questões que permeiam o debate atual, dentre elas os critérios de produtividade acadêmica como critério de avaliação e demandas específicas daquelas ciências, a importância da interdisciplinaridade e os requisitos dos perfis dos profissionais para adaptar-se a esse tipo de interlocução na Saúde Pública/Saúde Coletiva.(AU)^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde
Ensino
Pesquisa
Desenvolvimento
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100003

  9 / 9
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:87 - (97)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Cecília Donnangelo: pioneira na construção teórica de um pensamento social em saúde^ipt / Cecília Donnangelo: a pioneer in the theoretical construction of social thinking in health
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[909-916], maio - jun. 2008. .
Resumo:O presente artigo analisa aspectos do percurso intelectual de Maria Cecília Ferro Donnangelo e seus principais trabalhos. Destaca–se no texto o papel inovador e pioneiro da sua obra nos momentos iniciais das ciências sociais no campo da saúde, na segunda metade dos anos 1960, contextualizados no momento em que ocorriam mudanças no ensino médico e na prática da medicina no Brasil.(AU)^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde
Biografia como Assunto
Saúde Pública
Medicina Social
Sociedades
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300013&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3